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quinta-feira, 13 de maio de 2010

Consistência de Graxas Lubrificantes

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Grosso modo, a consistência da graxa é o que é a viscosidade para os óleos lubrificantes. Contrário dos óleos, graxas são tixotrópicas (dicionário Houaiss: fenômeno que apresentam certos líquidos cuja viscosidade diminui quando são agitados). Isso que dizer que fluem somente com a aplicação de uma força. Em inglês há uma expressão para as graxas de Stay put. Significa que a graxa fica no lugar onde foi colocada, sem escorrer como faz o óleo lubrificante. Esta é uma propriedade importante onde não se deseja ou pode colocar vedações elaboradas para evitar a fuga do lubrificante do ponto de lubrificação.
A consistência da graxa pode ser descrita como a maior ou menor mobilidade da graxa. Há graxas semifluidas que escorrem com pouca força aplicada. Há graxas com a consistência de sabão duro. Por isso são chamadas de graxa em bloco. Estas, para separar uma quantidade menor, precisam de uma faca ou outro objeto para cortar. São empregadas, entre outras aplicações, na lubrificação de mancais de vagões ferroviários.

A consistência da graxa é medida como sendo a penetração de um cone numa amostra, em aparelho e condições padronizadas. Quanto mais alta a penetração, menor o grau NLGI (menos dura) e quanto menor a penetração, maior o grau NLGI (mais dura).

O grau de consistência da graxa é expressa em grau NLGI (National Grease Lubricating Institute). Assim como acontece na classificação ISO VG, há  intervalos entre cada grau. A classificação começa com o grau NLGI 000, o grau menos consistente e mais fluído e vai até o grau NLGI 6, a graxa mais dura.

Os graus mais populares na lubrificação automotiva e industrial são os graus NLGI 2 e 3.
É a seguinte a classificação conforme a consistência e grau NLG:



Picture 5

Nota: A consistência da graxa não está necessariamente relacionada com a bombeabilidade da graxa sobre longas distâncias. O fato de uma graxa possuir um grau NLGI 2 não garante que ela chegue satisfatoriamente ao ponto a lubrificar a 25 metros de distância da bomba, enquanto uma graxa NLGI 3, corretamente formulada, passe livremente pela tubulação. Para vencer longas distâncias é necessário que a graxa possua boa bombeabilidade, a qual é testada em separado.


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