Blog da Mecânica | Informação de Qualidade
RSS Feed Twitter Facebook Sobre Contato

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Fundição

RSS/Feed Envie Para Facebook Envie Para o Twitter Enviar Por Email Imprimir Isto Mais Serviços
Fundição
 
A fundição é o processo de fabricação, contido de diversas atividades e etapas técnicas, que visa fabricar peças metálicas, no qual um metal (ou liga metálica), inicialmente no estado físico sólido, é fundido e passa para o estado físico líquido, no intuito de ser preparado para preencher corretamente a cavidade de um molde, com o formato e medidas exatas da peça a ser produzida. O metal então se solidifica dentro do molde e produz a peça com o perfil e as dimensões desejadas.

 São infinitas as possibilidades de fabricação de peças no uso deste processo. Os mais simples formatos que se pode fabricar com o processo de fundição são:
  • Lingotes, com um formato muito singular (semelhante a uma barra de chocolate), que são a matéria-prima de muitos processos posteriores ao processo de fundição. Podem ter diversos tamanhos e cada um possui um peso determinado, que podevariar de poucos quilos (5Kg) a até toneladas.Lingotes 2
  • Tarugos, apresentam um formato cilíndrico, com vários diâmetros (por exemplo, 2, 3, 4, 6 ou mais polegadas) e diversos comprimentos, (por exemplo 500 mm, 1000 mm, 3000 mm, 6000 mm, ou mais). São a matéria-prima base do processo de extrusão, por exemplo, mas também pode ser usinado ou utilizado em outros processos de fabricação. Comumente também é chamado de Billet.

  • Placas, apresentam formato retangular e são utilizadas nos processos de laminação de chapas e folhas, por exemplo.
     
Além destes formatos básicos, o processo proporciona a confecção de peças com elevada complexidade, que apresentam furos cilíndricos, furos cônicos, furos retangulares, paredes grossas e delgadas ao mesmo tempo, com outras peças insertadas, com partes diferentes, com partes ocas ou vazios internos, ou seja, enorme variedade de opções e possibilidades e para as mais variadas aplicações.

A fundição é um processo complexo cheio de detalhes técnicos, que envolve engenharia apurada e química avançada, onde o menor descuido pode condenar um lote inteiro de produção.

Principais Processos Produtivos de Fundição

Muitos processos produtivos de fundição são utilizados atualmente para a manufatura de metais. Eles vão desde processos milenarmente conhecidos a técnicas produtivas modernas e muito apuradas. Conheça algumas delas:
  • Fundição em Areia (processo mais conhecido),
  • Fundição em Moldes Permanentes (Coquilhas),
  • Fundição Sob-Pressão (injeção de metais - die casting),
  • Fundição por Centrifugação (Tubos Fundidos)
  • Fundição de Precisão (Microfusão, Cera Perdida ou Investment Casting),
  • Fundição por Moldagem (em Gesso, Silicone, ou outro),
  • Fundição em Casca (Shell Molding),
  • dentre outros.

Essa matéria na íntegra você encontra no site MetalMundi:

www.metalmundi.com

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS PARA COMENTÁRIOS

Comentários pejorativos ou que agridam outros leitores são excluídos

► É expressamente proibido qualquer forma de propaganda não autorizada. Seja ela sobre outros blogs, comunidade no orkut ou sites.
Por isso, antes de fazer qualquer tipo de divulgação, contate-nos primeiro.

► Os comentários devem ter relação com o conteúdo postado.


Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

O Blog da Mecânica agradece a compreensão.

att adm