Blog da Mecânica | Informação de Qualidade
RSS Feed Twitter Facebook Sobre Contato

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Goniômetro

RSS/Feed Envie Para Facebook Envie Para o Twitter Enviar Por Email Imprimir Isto Mais Serviços


O goniômetro é um instrumento de medição ou de verificação de medidas angulares.

O goniômetro simples, também conhecido como transferidor de grau, é utilizado em medidas angulares que não necessitam extremo rigor. Sua menor divisão é de 1º (um grau). Há diversos modelos de goniômetro. A seguir, mostramos um tipo bastante usado, em que podemos observar as medidas de um ângulo agudo e de um ângulo obtuso.




Na figura que segue, temos um goniômetro de precisão. O disco graduado apresenta quatro graduações de 0 a 90º. O articulador gira com o disco do vernier e, em sua extremidade, há um ressalto adaptável à régua.



Cálculo da resolução

Na leitura do nônio, utilizamos o valor de 5' (5 minutos) para cada traço do nônio. Dessa forma, se é o 2º traço no nônio que coincide com um traço da escala fixa, adicionamos 10' aos graus lidos na escala fixa; se é o 3º traço, adicionamos 15'; se o 4º, 20' etc.


A resolução do nônio é dada pela fórmula geral, a mesma utilizada em outros instrumentos de medida com nônio, ou seja: divide-se a menor divisão do disco graduado pelo número de divisões do nônio.



ou seja:



Como converter grau decimal para grau, minuto e segundo (° ' ")

Imagine dividir um círculo em 7 setores circulares congruentes. Qual seria o ângulo resultante em graus, minutos e segundos?

Como ja sabemos, a circunferência, ou ângulo de volta inteira, tem 360°. Dividindo 360° por 7 (veja que estamos dividindo 360° por um número adimensional, desta forma, a unidade do resultado será grau) teremos:

360°/7 = 51,4286°

Isto significa que o ângulo de cada setor circular terá 51 graus inteiros e 4256 décimos de milésimo do grau (parte decimal). Veja que a parte decimal é um pouco menor que metade de um grau ou meio grau (0,4256 < 0,5).

O a parte inteira (51º) é subtraída do resultado (51,4286°) e será tratada como a parte em graus da solução. A parte decimal (0,4286°) será multiplicada por sessenta, pois sabemos que um grau é composto por sessenta minutos (60'/1° (sessenta minutos por grau)). Observe que o resultado desta equação terá a unidade em minutos, pois a unidade 'grau' do dividendo e do divisor se anularão: 0,4286° * 60'/° = 25,7143' (observe que este valor é um pouco menor que trinta minutos (metade do grau), prosseguindo com esta lógica, neste momento subtrairemos a parte inteira que é o valor dos minutos (25').

Se o resultado fosse expresso em graus e minutos, deveríamos arredondar o resultado para 26', pois 0,7 > 0,5 e o resultado estaria mais próximo do correto.

Encontrando o Valor do Segundo

Sabemos que um minuto é o mesmo que sessenta segundos (sessenta segundos para cada minuto ou 60"/1' ou 60"/') Deste modo, a parte decimal do resultado em minutos deverá ser multiplicada por 60 e arredondado para encontrarmos os segundos (0,7143' * 60"/' = 42,8571" ou 43" arredondados).

Contudo, chegamos à conclusão que o ângulo 51,4286° pode ser expresso por seu valor aproximado de 51°25'43" (cinquenta e um graus, vinte e cinco minutos e quarenta e três segundos).

Conferindo o resultado

43" x 7 = 301" que dividido por 60 dará 5 minutos mais 1 segundo (301"/60"/' = 5' + 1").
25' x 7 = 175' somaremos os minutos obtidos da multiplicação dos segundos (175' + 5' = 180') cento e oitenta minutos divididos por 60'/° = 3°. 51° * 7 = 357° que somados com 3° oriundos da soma dos minutos e segundos = 360°! 

E aquele segundo que foi citado no ínicio?

Lembre-se que o valor foi arredondado de 42,8571" para 43", esta diferença (0,1426") quando multiplicada por sete produz o desvio de um segundo.


Leitura do goniômetro


Os graus inteiros são lidos na graduação do disco, com o traço zero do nônio.

Na escala fixa, a leitura pode ser feita tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário.

A leitura dos minutos, por sua vez, é realizada a partir do zero nônio, seguindo a mesma direção da leitura dos graus.


Assim, nas figuras acima, as medidas são, respectivamente:


Conservação

  • Evitar quedas e contato com ferramentas de oficina.
  • Guardar o instrumento em local apropriado, sem expô-lo ao pó ou à umidade.

    Fonte: Telecurso 2000 - Goniômetro - Aula 16
    www.stefanelli.eng.br/

    2 comentários:

    Thiago disse...

    Parabéns pelo site amigo! Muito legal e com informações relevantes!

    Blog da Mecânica disse...

    Nós da equipe do Blog da Mecânica é que agradecemos.
    A intenção do Blog da Mecânica é melhorar sempre.


    Att.
    Thiago [Adm Blog da Mecânica]

    Postar um comentário

    REGRAS PARA COMENTÁRIOS

    Comentários pejorativos ou que agridam outros leitores são excluídos

    ► É expressamente proibido qualquer forma de propaganda não autorizada. Seja ela sobre outros blogs, comunidade no orkut ou sites.
    Por isso, antes de fazer qualquer tipo de divulgação, contate-nos primeiro.

    ► Os comentários devem ter relação com o conteúdo postado.


    Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

    O Blog da Mecânica agradece a compreensão.

    att adm