Blog da Mecânica | Informação de Qualidade
RSS Feed Twitter Facebook Sobre Contato

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Manutenção Preditiva: Caminho para a Excelência e Vantagem Competitiva

RSS/Feed Envie Para Facebook Envie Para o Twitter Enviar Por Email Imprimir Isto Mais Serviços

O conceito de manutenção preditiva está inserido na modalidade de manutenção há, aproximadamente, oito décadas; porém, como outras modalidades de manutenção, se efetivou como importante ferramenta de produtividade a partir de 1970, sendo que sua evolução se destaca nas duas décadas mais recentes, como discutido por diversos autores daárea de manutenção.
Dentro do conceito de manutenção preditiva, não se encontra um programa completo de manutenção; no entanto, esta modalidade adiciona uma valiosa colaboração que é imprescindível em qualquer programa de gestão de manutenção, visto que a proposta da manutenção preditiva é fazer o monitoramento regular das condições mecânicas, eletroeletrônicas, eletropneumáticas, eletrohidraúlicas e elétricas dos equipamentos e instalações e, ainda, monitorar o rendimento operacional de equipamentos e instalações quanto a seus processos. Como resultado desse monitoramento, tem-se a maximização dos intervalos entre reparos por quebras (manutenção corretiva) e reparos programados (manutenção preventiva), bem como maximização de rendimento no processo produtivo, visto que equipamentos e instalações estarão disponíveis o maior tempo possível para operação.

O campo de atuação da manutenção preditiva é bastante amplo. Em cada equipamento ou instalação é possível encaixar pelo menos um tipo de aplicação, dentre as quais, por mais conhecidas e usuais, podem-se destacar: Analise Vibracional, Ferrografia, Termografia, Ultrasonografia e Analise de Pressões.

Pode-se destacar, ainda, a manutenção preditiva como importante ferramenta de apoio em modernos programas de de manutenção, como no TPM (Total Productive Maintenance), onde é de fundamental importância no Pilar de Manutenção Planejada.

Outra importante contribuição damanutenção preditiva refere-se às características de produto e processos que podem ser monitorados através de parâmetros específicos de equipamentos ou instalações, os quais podem ser vinculados à freqüência da manutenção preditiva.
Principais Técnicas de Manutenção Preditiva

Termografia:
O conceito básico consiste na análise pela visão humana do expectro infravermelho, chamadas de termogramas. O Infravermelho: é uma freqüência eletromagnética, naturalmente emitida por qualquer corpo com intensidade proporcional a sua temperatura.

A Figura apresenta um exemplo de analise termográfica.

A termografia é utilizada para: análise de quaisquer circuitos eletroeletrônicos, quadros de energias, estações, subestações, cabines de entradas de energia, instalações elétricas, no breaks, pontes rolantes, escadas rolantes, elevadores, etc.

Ferrografia:
O conceito básico consiste na análise de particulados e propriedade de fluídos e óleos hidráulicos, visando a determinação de sua qualidade para atendimento das especificações do seu meio ambiente funcional (equipamento).

Essa análise consiste em verificar os tamanhos e quantidades de partículas sólidas encontradas no fluido hidraúlico e, baseando-se em especificações de cada fluido, é efetuado o diagnóstico de condições de uso do fluido, bem como as ações a serem tomadas para adequação do fluido.


Vibração:
O conceito básico consiste em análise de sistemas rotacionais (como motores, etc.), medindo sua vibração e comparando com gráficos de valores pré-estabelecidos, onde é possível avaliar rolamentos e os componentes periféricos aos rolamentos.

 

Pesquisas Realizadas

A seguir, são apresentados dados da pesquisa realizada pela "Plant Performance Group (uma divisão da Technology for Energy Corporation)", em 1988, onde foram pesquisadas 500 empresas. A pesquisa considerou empresas do Canadá, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Austrália nos ramos de energia elétrica, papel, celulose, processamento alimentício, têxteis, ferro e aço, e outras indústrias de manufatura ou de processo. Cada um dos participantes informou possuir programa de manutenção preditiva estabelecido com um mínimo de três anos de implementação.

REDUÇÃO DOS CUSTOS DE MANUTENÇÃO 50 A 80%
REDUÇÃO DOS CUSTOS DE MANUTENÇÃO 50 A 60%
REDUÇÃO DE ESTOQUE DE SOBRESSALENTES 20 A 30%
REDUÇÃO DE HORAS EXTRAS PARA MANUTENÇÃO 20 A 50%
REDUÇÃO DO TEMPO DE PARADA DAS MÁQUINAS 50 A 80%
AUMENTO NA VIDA DAS MÁQUINAS 20 A 40%
AUMENTO DA PRODUTIVIDADE 20 A 30%
AUMENTO DOS LUCROS 25 A 60%
(uma divisão da “Technology for EnergyCorporation”)

Dados Apurados:
Os dados dessa pesquisa, embora não recentes, são significantes e, nos dias atuais, com as técnicas preditivas ainda mais evoluídas, se confirmam, pois dentro da indústria de autopeças, por exemplo, tem-se as três modalidades exemplificadas com uso bastante extenso pelas empresas e os dados apurados são:

Custos de manutenção Redução entre 60 e 80 %
Falhas nas máquinas Redução entre 70 e 80 %
Estoque reposição Redução entre 40 e 50 %
Horas extras manutenção Redução entre 20 e 30 %
Tempo paradas de máquinas Redução entre 80 e 90 %
Vida dos equipamentos Aumento entre 30 e 40 %
Lucratividade Aumento entre 20 e 30 %
Fonte Indústria de Autopeças

Vantagens Competitivas da Manutenção Preditiva
A adoção da manutenção preditiva proporciona detalhamento de itens específicos, como o controle e manutenção da qualidade do produto final que é gerado naquele equipamento ou instalação, reduções significativas de insumos descartados no meio ambiente, por exemplo quando se adota microfiltragem de óleo. Logo, a correta adoção e solidificação de modalidades de manutenção preditiva alinha-se com as estratégias anunciadas estudadas e implementadas em manutenção e manufatura, onde pode-se destacar o papel da manutenção preditiva como modalidade de manutenção fundamental como diferencial de produtividade, visto que a adoção dessa modalidade de manutenção acrescenta:

  • Aumento de confiabilidade;
  • Melhora da qualidade;
  • Redução dos custos de manutenção;
  • Aumento da vida útil de componentes, equipamentos e instalações;
  • Melhora na segurança de processos, equipamentos, instalações e pessoas.
  • Ganhos expressivos ao meio ambiente.


Conclusão

Como para todo programa a ser implementado, é recomendado e imprescindível que os gestores, executores, envolvidos e interessados sejam totalmente esclarecidos e devidamente treinados para a nova ferramenta ou complementação da ferramenta, no caso de novas atividades da ferramenta em uso.

Para processos e produtos específicos, a manutenção preditiva pode ser associada ou até vinculada a programas de qualidade para repetibilidade em cartas de CEP, onde, nas verificações periódicas, tem-se possibilidade do envolvimento de operadores e departamentos de apoio.

A manutenção preditiva proporcionará significativos benefícios em qualquer política de gestão de manutenção como ferramenta auxiliar, ou poderá fornecer dados de equipamentos e instalações determinantes para maximização de utilização de recursos, desde que devidamente associada a indicadores de vida útil de componentes ou qualidade de processos e produtos.

A manutenção preditiva é importante fonte de dados a serem compilados e estudados nas suas diversas modalidades possibilitando melhorias a serem implementadas por:

  • Fabricantes de Equipamentos e Instalações.
  • Clientes nos Escopos de aquisição de novos equipamentos.
  • Retroalimentação de FMEAs de equipamentos para Fabricantes e Cliente
  • Pilar de apoio de manutenção autônoma em TPM ou Manutenção Planejada.
  • Determinações de dados de produtividade dos equipamentos.

Definições de limitações técnicas dos processos e equipamentos.


Autores: Walter da Costa Lima
Jose Antonio Arantes Salles

1 comentários:

Unknown disse...

Muito bom esse blog, parabens

Postar um comentário

REGRAS PARA COMENTÁRIOS

Comentários pejorativos ou que agridam outros leitores são excluídos

► É expressamente proibido qualquer forma de propaganda não autorizada. Seja ela sobre outros blogs, comunidade no orkut ou sites.
Por isso, antes de fazer qualquer tipo de divulgação, contate-nos primeiro.

► Os comentários devem ter relação com o conteúdo postado.


Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

O Blog da Mecânica agradece a compreensão.

att adm